Pedro II


ºC




  (86) 9918-1155

   
 
 
Espalhe por aí                  Visualizações: 144


30/10/2018 às 05:38:47
Comer amendoim controla o peso e combate doenças

Contendo uma razoável quantidade de proteínas
créditos: amendoim

 Apesar de ser classificado como castanha, graças ao perfil nutricional, o amendoim é uma leguminosa, parente de outras como o feijão e a ervilha. A planta que o origina é nativa da América do Sul, cultivada há séculos pelas civilizações Maia e Asteca. Mesmo sendo importante fonte de alimento e nutrientes, somente ficou conhecido no mundo todo no século 19, quando os Estados Unidos passaram a cultivá-lo em larga escala, exportando-o para o mundo todo. Os benefícios do amendoim são muitos. Conhecido pelo alto teor calórico, traz diversos benefícios para uma vida mais saudável, auxiliando inclusive na perda de peso se consumido de forma correta. Além disso, apresenta diversos outros ganhos, como a prevenção das doenças cardiovasculares, prevenção do câncer, manutenção da saúde muscular, prevenção do envelhecimento precoce, auxílio na melhora do humor e estoque energético.


Nutrientes


Uma quantidade de 100 g de amendoim tem aproximadamente 544 quilocalorias, além de 20 g de carboidrato, 27 g de proteínas , 44 g de gordura (monoinsaturadas em sua maioria), além de outros nutrientes como zinco, ácido fólico, magnésio, vitaminas B e E. Ele não contém colesterol.


Como consumir


Pode ser consumido de diversas formas. Mais popularmente utilizado o torrado para ser ingerido como aperitivo, o amendoim ainda pode ser consumido em pasta, doces (como paçoca e pé de moleque), salgado e até mesmo para compor pratos como o frango xadrez. Mesmo com essa diversidade de possibilidades para o consumo, o mais adequado para implementar no dia a dia é o amendoim cru. Segundo nutricionistas, quaisquer alimentos naturais expostos ao calor, ao tempo, à umidade e quaisquer outras mudanças ambientais, tendem a sofrer alterações em suas propriedades e características. Quando torrado, por exemplo, sofre uma diminuição na concentração de proteínas, de fibras alimentares e carboidratos, enquanto a sua taxa calórica pode ser elevada em até 11%. Portanto, o melhor tipo para consumo cotidiano é o cru. Mesmo cru, o consumo precisa ser moderado, não podendo ultrapassar porções equivalentes a uma palma da mão, 5 vezes por semana.


Benefícios do amendoim


Prevenção de câncer


Por ser fonte de substâncias como resveratrol, ácido fólico, ácido fítico e vitamina E, o amendoim é um forte aliado para a prevenção de alguns tipos de câncer. Estudos mostram, por exemplo, uma eficiente função de prevenção do câncer de cólon, no caso de pessoas que fazem o consumo regular de, pelo menos, 2 vezes por semana. Diminuindo a incidência em mais de 55% no casos de mulheres e 25% nos homens.


Perda de peso


Como é um alimento que contém os 3 macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos), além de ser excelente fonte de fibras, ele proporciona sensação de saciedade, especialmente para pessoas em dietas restritivas, aliviando a sensação de privação alimentar – que leva muitas pessoas a comerem mais. O amendoim é uma excelente opção para ser consumido em pequenas porções por dia.


Construção muscular


Contendo uma razoável quantidade de proteínas, é um alimento vegetal que tem ricas cadeias de aminoácidos em sua formação, ajudando na construção muscular. Além disso, é uma grande fonte de energia, sendo ideal para a realização de exercícios físicos.


Proteção do Sistema Nervoso


Fonte de vitamina B3, uma porção de amendoim diária pode suprir cerca de 15% da ingestão diária necessária para proteção contra doenças como o alzheimer e da senilidade, apresentada mais comumente com o avanço da idade. Desta forma, pode ser importante fonte de vitamina para o cuidado do cérebro e do sistema nervoso.


Função antioxidante


Alimentos com função antioxidante são importantes para a prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até o câncer. Sabendo disso, o amendoim, rico em Vitamina E, conta com função antioxidante que, por combater os radicais livres, é ideal para a prevenção de degeneração. Uma curiosidade é que, neste caso, se for torrado de forma adequada, pode aumentar a concentração de polifenóis em até 22%.





Fonte.cidadeverde

Publicado Por.Antonio Francisco

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero

O jornalista trabalhava atualmente no Grupo Bandeirantes de Comunicação

11/02/2019   16:21:56

Ler Matéria

Moro anuncia mudanças em projeto anticrime para atender governadores e STF

Foi solicitado [pelos governadores]

07/02/2019   07:35:47

Ler Matéria

Decisão da justiça manda governo realizar reparos no Açude Caldeirão

Nossa ação foi com base no laudo do DNOCS

07/02/2019   07:29:20

Ler Matéria

Saiba quais são os benefícios da beterraba, um alimento poderoso

Além disso, é uma grande aliada do intestino

07/02/2019   07:23:44

Ler Matéria

Conheça os motivos que transformam refrigerante em vilão da dieta

os refrigerantes são compostos de açúcar

07/02/2019   07:15:44

Ler Matéria

Leo sobre fim da dupla com Victor: "Briga o tempo inteiro"

Ele também comentou a polêmica envolvendo o irmão,

07/02/2019   07:08:36

Ler Matéria

Câmara do CRECI-PI media conflitos imobiliários com poder de justiça

Alguns processos tramitam há mais de 20 anos

07/02/2019   07:00:24

Ler Matéria

Gal Costa grava participação em disco de Péricles Cavalcanti, compositor que lançou há 45 anos

Gal Costa na gravação de música para disco de Péricles Cavalcanti

10/01/2019   06:31:17

Ler Matéria



 
 
Rádio Cruzeiro Am
Rua Corinto Andrade (Praça Manoel Nogueira Lima) Nº460, Pedro II - PI
Tel:  (86) 3271-1186  -  WhatsApp:  (86) 9918-1155
 

 Online Agora:

  16

 Visitas:

  1454004