Pedro II


ºC




  (86) 9918-1155

   
 
 
Espalhe por aí                  Visualizações: 113


26/09/2018 às 09:44:55
Rede MN promove debate com 14 candidatos ao Senado

Será assegurado o Direito de Resposta no caso de críticas e ofensas pessoais
créditos: Debate

 Rede Meio Norte promoverá, nesta quarta-feira (26), a partir das 21h, o primeiro e único debate com 14 candidatos ao Senado, promovido na TV piauiense.


O coordenador de Conteúdo da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, afirmou que participarão do debate desta quarta-feira os candidatos ao Senado de partidos com representação e bancada de até cinco parlamentares na Câmara dos Deputados. Disputam as duas vagas ao Senado disponíveis para o Piauí nas eleições gerais deste ano 18 candidatos, mas quatro são de partidos sem representação na Câmara dos Deputados.


Irão participar do debate os candidatos: Quem Quem (Avante), Marcos Vinícius (PTC), Marcelo Castro (MDB), Paulo Henrique (Rede), Frank Aguiar (PRB), Jesus Rodrigues (PSOL), Fausto Ripardo (PCB), Wilson Martins (PSB), Flávia Barbosa (PRP), Genival Oliveira (PSC), Ciro Nogueira (PP), Robert Rios (DEM), Antônio José Lira (PSL) e Elizeu Aguiar (PSL).


Marcos Monturil explicou que debate da Rede Meio Norte com os candidatos ao Senado será composto por três blocos, mediado pela apresentadora e jornalista Maia Veloso, com o suporte jurídico de um advogado especialista em Direito Eleitoral e ainda de três membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Os representantes da OAB não podem estar prestando serviço a nenhuma das coligações e não podem ser filiados a nenhum partido político.


Uma hora antes do debate será realizado sorteio para definição da ordem do posicionamento dos candidatos no estúdio, que será a mesma da manifestação final dos candidatos, no encerramento do debate;


Será assegurado o Direito de Resposta no caso de críticas e ofensas pessoais a qualquer dos candidatos, com o tempo estipulado de 45 segundos. Este direito poderá ser solicitado em qualquer um dos blocos.


As críticas administrativas de natureza impessoal não gerarão Direito de Resposta;


Marcos Monturil afirmou que o Direito de Resposta deve ser solicitado exclusivamente pelo próprio candidato, imediatamente após a citação pessoal. Os advogados julgarão o direito de resposta através de placas indicativas, com a resposta Sim ou Não. A solicitação formulada já em um outro bloco de perguntas será considerada extemporânea;


A apresentação de documentos por parte dos debatedores não será permitida em nenhuma hipótese; O candidato poderá portar anotações pessoais. A produção do debate disponibilizara caneta e papel para anotações necessárias.


Qualquer dúvida sobre a condução do debate alheias as normas aqui estabelecidas será dirimida pelo apresentador do debate, tendo como suporte os Assessores Jurídicos.


Cada candidato recebeu quatro credenciais para serem distribuídas entre seus assessores, que acompanharão o debate na plateia do auditório.


Esses assessores não poderão se manifestar durante o debate. Isso acontecendo, sofrerão advertência. Em caso de reincidência, serão retirados do local. Os assessores não poderão fazer registros em fotos e vídeos durante o debate. Apenas dois assessores, devidamente identificados, poderão ter acesso ao centro do estúdio para conversar com os candidatos, somente nos intervalos do debate.


É vetado aos candidatos usarem qualquer tipo de identificação de cunho eleitoral, como broches, santinhos, camisas e adesivos, que mostrem números de votação, imagens de candidatos ou coisas do gênero.


Em caso de ausência de algum candidato, a cadeira do mesmo será retirada do estúdio. E o debate acontecerá normalmente sem ele.


No primeiro bloco, candidato perguntará para outro candidato, em tema livre.


Sorteio do candidato que fará a pergunta. Ele escolhe quem irá responder. A partir daí, aquele que responde automaticamente irá fazer a pergunta seguinte escolhendo um candidato que ainda não perguntou e nem respondeu, e assim, sucessivamente.


No final, o último a responder, fará sua pergunta ao primeiro candidato que perguntou.


No segundo bloco do debate será feito sorteio do candidato que fará a pregunta. Ele escolhe quem irá responder. A partir daí, aquele que responde automaticamente irá fazer a pergunta seguinte escolhendo um candidato que ainda não perguntou e nem respondeu, e assim, sucessivamente.


No final, o último a responder, fará sua pergunta ao primeiro candidato que perguntou.


No terceiro e último bloco, cada candidato fará suas considerações finais, obedecendo a mesma ordem do posicionamento dos candidatos no estúdio.


Um sinal sonoro de alerta será acionado faltando 10 segundos para o final do tempo de cada fala de candidato. Ao final do tempo, um sinal mais forte será emitido e o áudio será cortado.


O diretor de Jornalismo da Rede Meio Norte, jornalista José Osmando de Oliveira, afirmou que este é um momento decisivo para a vida brasileira e para a história do Piauí e para a direção da Comunicação do Grupo Meio Norte, o debate proposto é importante para o esclarecimento de ideias, de apresentação de propostas e dos posicionamentos dos candidatos em relação aos grandes temas nacionais e do Piauí.


“Com isso, contribuímos com o telespectador, ouvindo e leitor sobre os esclarecimentos das posturas dos candidatos em relação aos grandes temas nacionais e do Piauí e o eleitor analisando o perfil do candidato possa fazer uma escolha serena e que possa ser melhor para o Brasil e para o Piauí”, afirmou José Osmando.


O diretor da Rede Meio Norte, jornalista Wrias Moura, afirmou que o debate com os candidatos ao Senado é único porque pela primeira vez na história do Piauí será realizado um debate com 14 candidatos.


“Nem nas emissoras de TV nacionais são realizados debates com 14 candidatos. Pela primeira vez, o Piauí faz um debate com 14 candidatos. Nunca houve um debate com tanta gente no estúdio, Vamos privilegiar todos os partidos com representatividade na Câmara dos Deputados. Será um debate de confronto, com dois blocos quando cada candidato pergunta para outro candidato e responde uma pergunta. A gente se sentiu desafiado por conta das possibilidades de adequações técnicas que tiveram que ser feitas para a gente fazer uma entrega diferenciada porque são muitos candidatos para se fazer enquadramento e posicionamento em cenário, mas estamos desafiados e certos de que vamos conseguir fazer um grande debate e ouvir os candidatos ao Senado”, declarou Wrias Moura.





Fonte.meionorte

Publicado Por.Antonio Francisco

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Política

Ciro Nogueira apresenta projeto para garantir acesso a peças de reposição

Ciro explicou que o objetivo é garantir ao consumidor o direito de consertar seu produto

14/02/2019   07:48:08

Ler Matéria

Ciro será titular das comissões mais importantes do Senado

É uma responsabilidade e um privilégio fazer parte dessas duas comissões

14/02/2019   07:17:55

Ler Matéria

Ciro finaliza visitas às barragens do Piauí e destaca investimento para obras de manutenção

Ciro destacou sua preocupação com a situação das barragens

12/02/2019   17:16:59

Ler Matéria

Apoio a Bolsonaro vai depender do tratamento ao Piauí, diz Iracema Portela

O apoio ao governo Bolsonaro vai depender muito do tratamento

11/02/2019   17:12:45

Ler Matéria

Ciro visita barragens para as quais destinou mais de R$ 40 milhões no Piauí

Temos percorrido essas barragens e açudes

05/02/2019   10:28:41

Ler Matéria

Ciro toma posse com nova agenda de ações para os próximos 8 anos

Ciro Nogueira quer neste segundo mandato viabilizar mais investimentos na infraestrutura

04/02/2019   07:32:40

Ler Matéria

Com ânimos renovados, Ciro Nogueira toma posse no Senado

Minha gratidão ao povo do meu querido Piauí

31/01/2019   21:20:58

Ler Matéria

Ciro libera deputados e diz que ficará fora do debate sobre eleição na Alepi

Os deputados são livres para fazer a escolha que quiserem

30/01/2019   11:06:41

Ler Matéria



 
 
Rádio Cruzeiro Am
Rua Corinto Andrade (Praça Manoel Nogueira Lima) Nº460, Pedro II - PI
Tel:  (86) 3271-1186  -  WhatsApp:  (86) 9918-1155
 

 Online Agora:

  9

 Visitas:

  1453976