Pedro II


28 ºC


Parcialmente nublado



  (86) 9918-1155

   
 
 
Espalhe por aí                  Visualizações: 120


17/01/2018 às 06:31:25
Alerta para a saúde: Saiba como identificar a dependência pela bebida alcoolica

Segundo o grupo Alcoólicos Anônimos, existe uma série de sintomas
créditos: Grupo Alcoólicos Anônimos

 Poucas coisas são mais gostosas que voltar para casa, tirar o sapato e tomar uma cerveja. Disso todo mundo já sabe, mas, o que ninguém fala por aí é que cada vez mais profissionais ligados à área da saúde apontam que álcool e tabaco, justamente as drogas legalizadas do Brasil, como os principais problemas de nossa saúde pública. E você, que adora uma bebida (e às vezes gosta de dar trabalho para os amigos), saberia dizer se é um alcoólatra?


Ao contrário do que muitos imaginam, beber muito não significa necessariamente ser alcoólatra e sim aquela pessoa que é dependente da bebida (não consegue viver um dia sem ela), assim como qualquer outra droga. "Normalmente a gravidade é avaliada a partir do padrão de uso do álcool pelo indivíduo, e pelas consequências percebidas para a vida, família e o trabalho da pessoa”, diz a psiquiatra e coordenadora do Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT), Célia Lídia da Costa.


Segundo o grupo Alcoólicos Anônimos, existe uma série de "sintomas" que indicam que alguém pode ser viciado em álcool, como tentar parar de beber por uma semana (ou mais) sem conseguir o objetivo; a bebida ter causado incidentes em casa; pensar que poderia aproveitar melhor a vida se não bebesse; faltar no serviço nos últimos doze meses por causa da bebida; afirmar que para quando quiser, mas não conseguir. Não é preciso se identificar com todos estes fatos, mas se o perfil desta pessoa se enquadra em algumas dessas situações, seu caso deve ser levado em consideração.


Sílvio Magalhães, coordenador de mídia do AA, explica que o alcoolismo é uma doença de tratamento semelhante ao do diabetes quanto ao aspecto de que não há cura, mas sim um controle constante. "Uma de nossas recomendações é a de que este alcoólatra mude sua rotina radicalmente, sem levar consigo a lembrança do álcool. É uma grande oportunidade para se começar uma nova vida", explica. As reuniões têm duração média de duas horas, são gratuitas e abertas a quem estiver a passar por este problema.


O psicólogo Paulo César Ribeiro também aponta como um dos principais sintomas do alcoólatra justamente a negação de que está se tornando um dependente da bebida. "É difícil encontrar a linha que separa o alcoólatra social do dependente e o receio de ser estigmatizado reforça a necessidade de negar que está fazendo uso contínuo de bebidas alcoólicas. Mas, deve-se estar atento deve estar atento a qualquer modificação do comportamento, tais como frequentes explosões temperamentais com manifestação de raiva, atitudes hostis, falta de diálogo e perda de interesse no cônjuge", enumera.


"O álcool parece atuar sobre os canais existentes nas membranas de células do cérebro. Através destes canais, o álcool aumenta ou diminui a atividade elétrica do cérebro, e esse efeito altera todas as funções cerebrais. Normalmente, sem o álcool, os canais são abertos ou fechados pela ação de neurotransmissores (substâncias produzidas no próprio cérebro) ou por necessidades dos neurônios. Quando o álcool se liga ao receptor no canal (chamado GABA), ele promove uma inibição da atividade cerebral. O resultado é relaxamento e sedação", explica Célia.


Além desse aspecto, o álcool é uma droga muito ligada a um preenchimento de tristeza, solidão e depressão por parte do alcoólatra. "Trata-se de um comportamento que busca o prazer ou busca a evitação da dor. Ocorre, porém, que depois de um tempo, a pessoa não consegue mais o resultado pretendido com o uso do álcool e ao tentar abster-se, os sintomas desagradáveis se manifestam e para evitá-los, a pessoa mantém o uso do álcool", aponta Paulo César.






Fonte.cidadeverde

Publicado Por.Antonio Francisco

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

Miss do tráfico: jovem é presa com drogas e armas no Piauí

Força Tática de Piripiri, resultou na prisão de uma jovem

14/09/2018   15:26:11

Ler Matéria

Mãe de Marcelo Castro morre aos 93 anos em Teresina

Deputado cancelou sua agenda de campanha. Clotilde teve sete filhos. E deixa, ainda, 25 netos e 16 bisnetos.

13/09/2018   05:36:28

Ler Matéria

Burt Reynolds, ator de Boogie Nights, morre aos 82 anos

O ator também esteve nas duas versões de

07/09/2018   06:21:12

Ler Matéria

Lucas Lucco grava segundo DVD da carreira em Goiânia

Com produção musical de Willi Baldo

03/09/2018   05:55:21

Ler Matéria

Colombiano Santiago Cruz lança single com Ana Carolina

A canção já pode ser ouvida no canal do artista

03/09/2018   05:51:55

Ler Matéria

Carlos Said é internado às pressas e passa por cirurgia no abdômen

Said foi submetido a uma cirurgia onde foi retirada parte de seu intestino

30/08/2018   06:51:08

Ler Matéria

Bancos podem iniciar greve na próxima segunda-feira

Vejo que as nossas propostas não foram atendidas como é de exigência

29/08/2018   06:58:52

Ler Matéria

Hérnia de disco não tem cura, mas pode ter a dor amenizada

A população precisa saber que essa doença não tem cura

28/08/2018   06:26:49

Ler Matéria



 
 
Rádio Cruzeiro Am
Rua Corinto Andrade (Praça Manoel Nogueira Lima) Nº460, Pedro II - PI
Tel:  (86) 3271-1186  -  WhatsApp:  (86) 9918-1155
 

 Online Agora:

  10

 Visitas:

  1328172